A UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada, no dia 21 de agosto de 1969, com a junção da Escola de Farmácia, criada em 1839, considerada a primeira faculdade do Estado, a mais antiga na área farmacêutica da América Latina e construída na antiga sede da Assembleia Provincial, local onde foi jurada a 1ª Constituição Republicana de Minas Gerais, e pela Escola de Minas, fundada em 1876 pelo cientista Henri Gorceix, considerada a primeira instituição brasileira dedicada ao ensino de mineração, metalurgia e geologia e sediada no antigo Palácio dos Governadores.

Ambas foram transferidas para o campus Morro do Cruzeiro onde, atualmente, encontram-se também a Escola de Nutrição; o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas; a Escola de Medicina; a Escola de Direito, Turismo e Museologia; o Centro Desportivo da Universidade e o Centro de Educação Aberta e a Distância. Além disso, a UFOP contempla também o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura localizado no centro de Ouro Preto; o Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, localizado em sua unidade em Mariana e o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas localizado em sua unidade em João Monlevade.

Mapa do campus do Morro do Cruzeiro

 

Ao longo dos anos a universidade cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores. Atualmente oferece 51 cursos de graduação, sendo 46 presenciais e 5 a distância. Quanto à pós-graduação, são ofertados 29 cursos de mestrado, 13 opções de doutorado 3 especializações a distância. No total, são aproximadamente 15 mil alunos, cerca de 800 técnicos-administrativos e aproximadamente 800 professores, entre efetivos e substitutos.

A UFOP busca trazer o século XXI a uma cidade com mais de 300 anos. A proposta de preservação se reafirma através de projetos como a Oficina de Cantaria, que recupera importantes monumentos históricos, e o Fórum das Artes, que promoverá a reflexão sobre artes e patrimônio; o Museu de Ciência e Técnica; o Museu de Pharmácia e o Observatório Astronômico que são importantes centros de conservação da memória e da cultura que guardam um legado de conhecimento para a sociedade. 

Em sua atual administração, exercendo o cargo de reitora encontra-se a Profª. Cláudia Aparecida Marliére de Lima e como vice-reitor o Prof. Hermínio Arias Nalini Júnior.